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sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Mozart/Süssmayr - Requiem - Karajan


Carlos Nougué

Indubitavelmente belo e dotado de sublimidade religiosa, ainda que não litúrgica. Mas não é todo de Mozart. Este começou a compô-lo por encomenda do conde Walsegg-Stuppach (que pedira ao compositor anonimato, porque queria executá-lo em memória de sua esposa como se fosse composição sua); e começou a fazê-lo vigorosamente. No entanto, sua saúde começou por sua vez a deteriorar, e ele passou a pensar fixamente que o compunha para sua própria morte – que de fato o alcançou quando a peça ainda estava longe de concluir-se. Sua viúva, então, por precisar receber a metade ainda não paga pelo conde, pediu ao assistente de Mozart, Franz Süssmayr, que o concluísse. O Introitus é a única parte que Mozart escreveu completamente. De destacar, a Sequentia, dividida em “Dies irae” (impressionante), em “Tuba mirum” e seu trombone, em “Rex tremendae”, em Recordare, em Confutatise na tocante “Lacrimosa”; o majestoso Sanctus, com breve fuga no “Hosanna”; e o Benedictus, que conclui com estupenda fuga para coro pleno. Mas para o Sanctus, para o Benedictus e para o Agnus Dei Süssmayr já não contou sequer com esboços de Mozart.  

Observação. Para mim, a versão de Karajan sobre-eleva à de todos os demais.




Wolfgang Amadeus Mozart
Requiem in d minor, k 626
Herbert von Karajan
Wiener Philharmoniker
Wiener Singverein
1986
Anna Tomowa Sintow
Helga Muller Molinari
Vinson Cole
Paata Burchuladze

2:05 I. Introitus
7:34 II. Kyrie
III. Sequentia
10:16 1. Dies irae
12:09 2. Tuba mirum
16:01 3. Rex tremendae
18:22 4. Recordare
23:32 5. Confutatis
25:54 6. Lacrimosa
IV. Offertorium
29:29 1. Domine Jesu
33:22 2. Hostias
38:00 V. Sanctus
39:50 VI. Benedictus
45:30 VII. Agnus Dei
49:13 VIII. Communio

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