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terça-feira, 21 de julho de 2015

Gustav Mahler - Symphony No. 5 - Lorin Maazel


C. N.

A Quinta Sinfonia de Mahler tem de grande sobretudo o primeiro movimento (Marcha Fúnebre: A passo comedido, como um cortejo) e o Adagietto, o único movimento sinfônico mahleriano em que só atuam as cordas. Em outro escrito, porém, dissemos que o último movimento desta sinfonia (Rondò-Finale: Rápido — Rápido jocosamente: Fresco) não está à altura do restante da obra  e assim é por sua mesma indefinição. Com efeito, o último movimento da Quinta de Mahler tem algo do último da Quinta de Bruckner: trechos fugados, coda com determinado modo de recapitular temas (na sinfonia de Mahler especialmente o tema do Adagietto), etc. Mas, antes de tudo, falta a este movimento mahleriano aquela sensação de atingimento da eternidade presente nos finais brucknerianos e que tanto maravilhava ao maestro Sergiu Celibidache, efeito conseguido por tutti que são como cúpulas barrocas – como a da basílica do Mosteiro de St. Florian, ao lado de cujo órgão está enterrado o compositor. E, para reforçar o que se quer dizer aqui, transcrevam-se as seguintes palavras de Rafael Fonseca a respeito deste último movimento mahleriano: “Alegria genuína ou forçada? Os analistas se dividem a este respeito, e alguns veem aqui um Mahler observando à distância o que é ser feliz, como se usufruir essa sensação fosse para ele impossível. Pode ser, pode ser... Mas o fato é que este movimento é de uma inquietação total. Os episódios se sucedem em espiral, comemoram e brincam. Numa conclusão surpreendente, a música entra em um redemoinho ansioso e irrefreável e some, como que retirada de cena por seu autor, sem o retumbante acorde derradeiro que uma obra dessa estatura pediria. Talvez porque a saga descrita aqui não termine neste movimento, mas tenha continuidade na Sexta” – que, como dito, e em oposição à Segunda, à Terceira e à Quarta do mesmo Mahler, é trágica.
E, afinal, o jocoso não pode ser sublime.

Mahler - Symphony No 4 - Abbado